Uma vida dedicada à saúde integrativa.
Com mais de 17 livros publicados e mais de 4.000 alunos formados, o Dr. Artur Lemos é referência nacional em Medicina Ortomolecular e Integrativa. Sua missão é tornar o conhecimento acessível a profissionais da saúde que desejam aprofundar-se em terapias avançadas e eficazes.
"Conheci a Medicina Ortomolecular em 1989 quando praticava Cardiologia em meu consultório. Foi um golpe do destino."





00
Alunos Formados
00
Livros Vendidos
00
Livros Lançados
00
Anos de Experiência
Quando tudo começou
Ao perguntar a uma paciente idosa, que me procurou para tratar sua hipertensão, que medicamentos estava usando, mostrou-me uma receita que me disse ser para sua artrose dos joelhos e que depois de muitos anos, fazendo os tratamentos convencionais sem resultado, nunca tinha se sentido tão bem. Enquanto a enfermeira fazia o eletrocardiograma tive um impulso de copiar a receita e confesso que estava lendo alguma coisa em grego, tais como: bromelina, rutina, pantotenato de cálcio, Boswelia serrata, entre outros.

Guardei a receita e tempos depois a copiei literalmente e a prescrevi para outra paciente com artrose nos joelhos. Use por 30 dias e retorne. Ao vê-la entrar no consultório caminhando melhor e sem ares de sofrimento logo pensei “tem coisa aí”. Nos anos seguintes fui a todos os congressos que existiam, comprei todos os livros que pude, retornei às bibliotecas (não havia internet na época) e em 1997 lancei meu primeiro livro. E de lá para cá quase um novo livro por ano, centenas de aulas em congressos e cursos de colegas. Criei meu próprio curso que já está na XVI edição.




Qual foi o milagre? O que me levou a tal arrebatamento? Eu tinha um consultório de Cardiologia com boa clientela, tinha dois empregos públicos e em três anos tornei-me um Clínico Geral, abandonei os dois empregos e voltei a me apaixonar pela Medicina. Comprei todas as novas edições dos livros texto da época do ensino médico, repassei o que sabia e vi que o que eu não sabia era muito maior. Se apenas o coração já proporcionava um prazer ao estudá-lo imagina o prazer de estudar o corpo inteiro.




Mas por que a Medicina Ortomolecular? A resposta esta dentro de uma palavra: resultado. Resultado clínico, eficácia para reduzir sofrimento, mínimos efeitos colaterais, profunda identidade fisiopatológica entre a doença e suas armas terapêuticas. Entendimento e necessidade de conhecer alterações bioquímicas e celulares para realmente fazer uma Medicina de Prevenção Primária, ou seja, o que se deve fazer para não ficar doente e, caso a doença já esteja instalada, conhecer a melhor forma de ajudar o corpo a combatê-la, de forma isolada ou concomitante aos medicamentos alopáticos.




Thomas Edison disse que o médico do futuro vai se preocupar muitos mais com os doentes do que com as doenças, muito mais com os cuidados básicos para a manutenção da saúde do que com o estudo de como funcionam os remédios. Hoje posso acrescentar a estas sábias palavras, somente o entendimento da pessoa como um todo pode explicar o surgimento das doenças e somente o médico com esta visão vai ajudar a prolongar a vida dentro do conceito de envelhecimento fisiológico.




Não se deve confundir clínica de medicina integrada, onde vários especialistas examinam o paciente, cada um cuidando de sua parte, com medicina integrativa, quando um único médico é capaz de entender o que está se passando com o paciente e, se necessitar de um aconselhamento, solicitar o parecer do especialista, mas ele sempre será o médico do paciente. Não adianta ter uma conduta para não morrer do coração e morrer de câncer.




V Curso Integrativo De Medicina Ortomolecular e Práticas Complementares
Iníco em março de 2026. Do estresse oxidativo às teorias do envelhecimento, da psiquiatria às doenças autoimunes: prepare-se para oferecer resultados transformadores aos seus pacientes.
SAIBA MAIS

G.E.O. - Grupo de Estudos Ortomoleculares
Com aulas quinzenais ao vivo, o grupo permite interação direta, discussões ricas e a apresentação de abordagens terapêuticas atualizadas.
SAIBA MAIS